domingo, 19 de outubro de 2008

Por que não posso editar?

Brincadeira não! A Elza me mata de rir! Mas tem razão, como usuária, ela tem razão. Ela começou a me mostrar na tela do computador uma página escaneada, do qual ela comentava... "poxa, eu sei que é uma página escaneada, sei que não posso editar, mas, olha, não faz o menor sentido! olha pra tela e me diz se não é tudo a mesma coisa, texto! Por que eu não posso editá-la então!? vocês são todos complicados, conhece alguma coisa que leia isso e transforme em texto?". Fiquei encafufado, mas comentei que havia uma tecnologia chamada OCR, que interpretava, por casamento de padrões, e tenta transformar em texto... na maioria das vezes ele consegue. "Eu sei disso, nunca usei mas já li sobre isso, instala depois e me mostra". Não sei por que ela acha que eu entendo de computador, principalmente de Windows; ela já me acha diferente por que eu uso Linux. "Por já conhecer Linux, tem obrigação de saber windows (?!)". Bom, voltando a conversa do texto e todos já entenderam o que eu queria; quero escanear um texto de uma página e sair editando. Vou procurar e, se achar, edito aqui. Ah, a fonte de edição e tamanho tem que ser a mesma da página escaneada! Fui!

Um comentário:

Unknown disse...

Não esquece de procurar um OCR que entenda português. O último que usei, uns anos atrás, convertia todos os "ç" em "q".